quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Evangélicos protestam contra novela global na internet

Santo Amaro BA

Evangélicos protestam contra novela global na internet

Um movimento, organizado por fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), protesta virtualmente contra a novela “Salve Jorge”, que estreou na Rede Globo nesta segunda-feira (22). Por meio de mensagens na internet, os evangélicos orientam todos os seus membros a não assistirem à trama, escrita por Glória Perez, que serviria de adoração a Ogum, já que São Jorge é uma das representações do orixá no Brasil. As manifestações começaram no blog “Exército Universal”, mantido por integrantes da Iurd. Segundo os autores das mensagens, o termo “salve”, parte do título do folhetim, é uma saudação à entidade espiritual. Os cristãos argumentam que, com a saudação diária a Ogum, o “Espírito de Deus” se distanciará dos lares brasileiros. Além do blog, os fiéis mantêm uma página no Facebook em que também divulgam mensagens de repúdio à novela, acusada ainda de fazer "apologia ao lesbianismo", por meio das personagens de Vera Fischer e Tammy Gretchen, que se relacionarão com mulheres no decorrer da história.


As manifestações contam com o apoio do líder da igreja, o bispo Edir Macedo. Em seu blog oficial, o religioso comparou a novela de Glória Perez com “Rei Davi”, minissérie da Rede Record reprisada desde a segunda no mesmo horário da produção da Rede Globo. “Quem é mais importante? Davi, o rei que agradou o coração de Deus, ou Jorge, um Deus pagão travestido de santo? Quem merece sua atenção? Quem é o verdadeiro exemplo?”, escreveu o bispo. Procurada pelo jornal Folha de S.Paulo, a Globo se pronunciou sobre a acusação de adoração a Ogum.

A emissora disse que “Salve Jorge” não fala sobre o santo que dá nome a novela, mas sobre o mito do guerreiro. Segundo a empresa de comunicação, a referência está ligada ao fato de ele ser o padroeiro da cavalaria de um dos núcleos da novela. Já o "Exército Universal" comentou a repercussão do caso e negou que organize um boicote contra a trama. "O que foi divulgado por nós foram orientações (totalmente diferente de 'boicote') direcionado ao público evangélico, pois nós cremos em algo totalmente diferente do que será exibido na novela global", explicou o grupo.






Fonte: http://santoamarodiario.blogspot.com/2012/10/evangelicos-protestam-contra-novela.html

O Bom Do Acupe: